PSICO-HUMANIZAR
QUANDO O INVISÍVEL SE TORNA ESSENCIAL
Encontro de Saúde Mental da Região de Leiria
Sobre
Rui Carvalho
Médico Psiquiatra da Infância e Adolescência (Pedopsiquiatra), Sexólogo Clínico e Terapeuta Sexual pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica (SPSC) com Competência em Sexologia pela Ordem dos Médicos (OM). Exerce funções no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência (SPSMIA) da Unidade Local de Saúde (ULS) Santa Maria – Hospital de Santa Maria (HSM) e Hospital Pulido Valente (HPV) desde 2018; onde integra a equipa de Diversidade de Género. Em contexto particular, acompanha jovens através da OakTreeClinic.pt
Marlene Rosas
Membro integrado do ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde e fundadora/coordenadora do projeto de inovação social “AGILidades” (Marca Registada do IPL). No âmbito deste projeto, a candidata liderou um pedido de patente nacional, 2 prémios em congressos internacionais na área e 2 prémios de financiamento (Prémio Fidelidade Comunidade; Prémio Take-OFF).
Licenciou-se em Fisioterapia em 2005 pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, iniciando o seu percurso de prática clínica com um foco muito específico na gestão da doença crónica, passando pela prática no ensino inclusivo (2005-2006), pela prática privada (2006-2008), prática hospitalar e em cuidados de saúde primários (2008-2016).Prosseguiu o seu percurso académico em 2008, ingressando num Mestrado em Desenvolvimento Motor e iniciando a sua linha de investigação na doença crónica, especificamente no Acidente Vascular Cerebral. Em 2010 obtém uma bolsa de doutoramento, no âmbito do programa doutoral em Ciências e Tecnologias, especialização em Decisão Clínica/ FCT – SFRH/BD/74927/2010 – Universidade de Aveiro.
Paralelamente ao seu percurso como investigadora, colabora desde o ano 2004-2005 como docente convidada em várias instituições de Ensino Superior, lecionando na Licenciatura em Fisioterapia, com algumas colaborações interessantes em Ciclos de Mestrado e Doutoramento relacionados com a área. Particularmente no Instituto Politécnico de Leiria, a candidata exerce funções como docente desde o ano letivo 2016-2017 até à atualidade.
Daniel Machado
Natural de Braga.
Curso de Medicina na Escola de Medicina da Universidade do Minho
Doutoramento com bolsa FCT em Medicina e Neurociências pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e Thomas Jefferson University, Filadélfia, EUA
Formação pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto Português de Psicologia e pela Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento
Maria do Céu Matos
Mãe de um paciente de esquizofrenia, diagnosticado aos 17 / 18 anos (atualmente, um mês de completar os trinta e três anos).
Um percurso de duas vidas que só foi evoluindo, graças ao apoio da equipa comunitária e do hospital de dia do Hospital de Aveiro (CHBV) e que nos orientou para a criação da associação RiaMente, da qual faz parte.
Uma luta diária sem direito a desistências... um percurso gratificante, tendo em conta os progressos que vamos conseguindo.
A associação Riamente é uma das vitórias dessa luta.
Lucília Nunes
Lucília Nunes, doutorada em Filosofia. Agregação em Filosofia, especialidade Ética, e Agregação em Enfermagem. Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.
Professora Coordenadora Principal, Escola Superior de Saúde, Instituto Politécnico de Setúbal.
Coordena o Departamento de Enfermagem.
Presidente da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Setúbal.
Membro do Conselho de Ética da Universidade do Minho, da Comissão de Ética da Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Vice-presidente do Conselho Nacional de Saúde.
Carolina Cravo
Licenciada em Psicologia pelo ISPA, com Mestrado em Desenvolvimento e Saúde Global pelo ISCTE e Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento Local pela OIT. Desde 2007 que trabalha em organizações não-governamentais e da economia social, em contexto nacional e internacional, tendo já trabalhado em diversos países e latitudes como Inglaterra, Itália, São Tomé e Príncipe, Moçambique e atualmente, Portugal.
Está com a InPulsar - Associação para o Desenvolvimento Comunitário desde 2016, onde já coordenou 3 gerações do projeto "Redes na Quint@", com grande foco na comunidade migrante em Leiria, especialmente crianças e jovens da Quinta do Alçada. Atualmente coordena a intervenção "Aqui Mundos" - uma equipa que acompanha jovens com medida de promoção e proteção de Autonomia Supervisionada, nomeadamente Crianças e Jovens Estrangeiros Não Acompanhados (CJENA), requerentes de asilo, originários de países terceiros. Na InPulsar dá apoio ao nível da saúde mental, a pessoas acompanhadas pelas equipas de “redução de riscos e minimização de danos” e “housing first”.
Cindy Vieira
Terapeuta Ocupacional formada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em 2015. Trabalha desde essa altura na Ser+, Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida onde, enquanto Terapeuta Ocupacional, dinamiza sessões terapêuticas em contexto individual e de grupo com pessoas infetas pelo VIH e grupos vulneráveis. É responsável pela criação e implementação do projeto “Por detrás de um rosTO”, que pretende empoderar pessoas em situação de sem-abrigo através da sua autoexpressão. Conta com várias outras formações e especializações, nomeadamente no âmbito da Gestão de Emoções, Comunicação Humanizada, Trabalho Terapêutico de Histórias de Vida e Igualdade de Género. É ainda Professora Convidada na Escola Superior de Saúde do Alcoitão, colaborando em diversas unidades curriculares do 2º e 3º anos da Licenciatura em Terapia Ocupacional.
Filipa Silva
Assistente Hospitalar de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, na Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, desde 2022, onde realizou o internato de formação específica entre 2017-2021.Terapeuta Familiar pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e em formação para Diretora de Psicodrama (fase de supervisão).
Jorge Façanha
Exerce funções como Enfermeiro Gestor na Unidade de Saúde mental Comunitária – ULS Coimbra.
Doutorando em Enfermagem na Universidade de Coimbra.
Mestre em Enfermagem de Saúde de Mental e Psiquiátrica.
Elemento da Equipa Coordenadora do Programa Mais Contigo.
Eduardo Carqueja
Doutorado em Bioética.
Mestre em Ciências Religiosas, área Fé e Psicoterapia.
Licenciado em Psicologia Clínica.
Pós-graduado em Luto.
Diretor do Serviço de Psicologia da Unidade Local de Saúde de S. João, EPE (ULSSJ).
Pós-Graduado em Gestão de Serviços e Instituições de Saúde.
Docente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, da Universidade Católica Portuguesa e Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Coordenador da Comissão de Promoção e Desenvolvimento das Estruturas de Psicologia do Serviço Nacional de Saúde da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Membro da Comissão de Ética da ULSSJ.
Presidente da Delegação Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Sara França
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra. Pós-Graduada em Psicopatologia da Infância e da Adolescência. Pós-Graduada em Neuropsicologia de Intervenção.
Especialização em Estratégias de Intervenção em Situações de Crise e Emergência.
Formadora.
Atualmente exerce funções no Centro de Apoio Psicológico e de Intervenção em Crise do INEM.
José Barra da Costa
Licenciatura em Antropologia (ISCTE)
Pós Graduação em Ciências Criminais (ISCSEgas Moniz).
Pós Graduação em Estudos Psicocriminais (Fac. Direito Univ. Nova Lisboa).
Mestrado em Sociologia - Relações Interculturais (Univ. Aberta).
Doutoramento em Psicologia Forense (Univ. Aveiro).
Doutor especializado em Criminologia, por proposta de 20 Abril 2017, da Direção da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada – Norte, ao seu Conselho Científico.
Máximo Fernández Colón
Médico Psiquiatra da Delegação do Centro do INMLCF, Subespecialidade Psiquiatria Forense.